PREFEITURA REALIZA CASTRAÇÃO E CHIPAGEM DE CÃES E GATOS VULNERÁVEIS

18/06/2020
Iniciada em novembro de 2019, a campanha de castração e chipagem de animais em situação de risco, em Águas da prata, continua. Até o momento, foram castrados 114 animais sendo 75 gatos e 39 cães. 20 desses animais receberam um Chip com informações importantes sobre o indivíduo castrado. Cada animal atendido é de responsabilidade de uma família atendida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Águas da Prata. O trabalho diminuiu drasticamente o número de animais em situação vulnerável no município.

DESCONTROLE POPULACIONAL
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, de Águas da Prata, Marcos Santos, a população de cães e gatos abandonados tem aumentado descontroladamente em todo o país e, em Águas da Prata, não é diferente. “Infelizmente, pequena parte desses animais tem a sorte de encontrar um lar. A grande maioria perambula pelas ruas, passando fome e sede, alguns até doentes, e são muitas vezes maltratados”.

ATENÇÃO ESPECIAL
O Secretário lembra ainda que esse tipo de preocupação com animais em vulnerabilidade é inédito na cidade. “É importante observar que o prefeito Carlos Henrique foi o primeiro prefeito a ter este tipo de iniciativa em Águas da Prata, atendendo nossos animais de rua e famílias em situação de vulnerabilidade. Essa causa animal é muito importante para nossa cidade. Graças a essa atitude da administração, conseguimos diminuir a população de cães e gatos nas ruas da cidade sensivelmente”, disse Santos.

PREVENÇÃO
A castração é uma das formas de domesticar cães e gatos e evitar crias indesejadas contribuindo para o controle de abandono e maus tratos, a chamada guarda responsável. Para os animais, o procedimento ajuda a prevenir câncer de mama nas fêmeas e de próstata nos machos, e auxilia no controle de zoonoses. A chipagem também contribui nesse controle, pois, em caso de animais perdidos é possível encontrar o dono pelas informações armazenadas no chip.

CONSCIENTIZAÇÃO
Abandono de animais é crime previsto em lei. O Secretário de Meio Ambiente de Águas da prata lembra ainda que cabe a cada cidadão a responsabilidade de cuidar e zelar pela saúde e bem-estar de seus animais domésticos. “Essa conscientização é importante para que se evite a procriação indiscriminada. Nem todos entendem, já que muita gente se desfaz dos filhotes indesejados forma criminosa, o que s[o piora a situação”, finalizou Santos.

GRATUIDADE
A campanha continua. Donos de animais que querem se beneficiar do programa devem ser atendidos por algum programa social do governo federal. A pessoa deve se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social de Águas da Prata, que fica na rua Mariana Vilela, 280 - centro, e solicitar uma declaração de assistência. Com esse documento, o agendamento da castração deve ser feito na Vigilância Sanitária Municipal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social fica na rua Mariana Vilela, 280 - centro. Fone 3642 1563. Está é uma das ações do Programa Município VerdeAzul que garante mais qualidade ambiental e saúde.