Notícias

PREFEITURA REALIZA CASTRAÇÃO E CHIPAGEM DE CÃES E GATOS VULNERÁVEIS


18/06/2020
Iniciada em novembro de 2019, a campanha de castração e chipagem de animais em situação de risco, em Águas da prata, continua. Até o momento, foram castrados 114 animais sendo 75 gatos e 39 cães. 20 desses animais receberam um Chip com informações importantes sobre o indivíduo castrado. Cada animal atendido é de responsabilidade de uma família atendida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Águas da Prata. O trabalho diminuiu drasticamente o número de animais em situação vulnerável no município.

DESCONTROLE POPULACIONAL
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, de Águas da Prata, Marcos Santos, a população de cães e gatos abandonados tem aumentado descontroladamente em todo o país e, em Águas da Prata, não é diferente. “Infelizmente, pequena parte desses animais tem a sorte de encontrar um lar. A grande maioria perambula pelas ruas, passando fome e sede, alguns até doentes, e são muitas vezes maltratados”.


ATENÇÃO ESPECIAL
O Secretário lembra ainda que esse tipo de preocupação com animais em vulnerabilidade é inédito na cidade. “É importante observar que o prefeito Carlos Henrique foi o primeiro prefeito a ter este tipo de iniciativa em Águas da Prata, atendendo nossos animais de rua e famílias em situação de vulnerabilidade. Essa causa animal é muito importante para nossa cidade. Graças a essa atitude da administração, conseguimos diminuir a população de cães e gatos nas ruas da cidade sensivelmente”, disse Santos.


PREVENÇÃO
A castração é uma das formas de domesticar cães e gatos e evitar crias indesejadas contribuindo para o controle de abandono e maus tratos, a chamada guarda responsável. Para os animais, o procedimento ajuda a prevenir câncer de mama nas fêmeas e de próstata nos machos, e auxilia no controle de zoonoses. A chipagem também contribui nesse controle, pois, em caso de animais perdidos é possível encontrar o dono pelas informações armazenadas no chip.

CONSCIENTIZAÇÃO
Abandono de animais é crime previsto em lei. O Secretário de Meio Ambiente de Águas da prata lembra ainda que cabe a cada cidadão a responsabilidade de cuidar e zelar pela saúde e bem-estar de seus animais domésticos. “Essa conscientização é importante para que se evite a procriação indiscriminada. Nem todos entendem, já que muita gente se desfaz dos filhotes indesejados forma criminosa, o que s[o piora a situação”, finalizou Santos.

GRATUIDADE
A campanha continua. Donos de animais que querem se beneficiar do programa devem ser atendidos por algum programa social do governo federal. A pessoa deve se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social de Águas da Prata, que fica na rua Mariana Vilela, 280 - centro, e solicitar uma declaração de assistência. Com esse documento, o agendamento da castração deve ser feito na Vigilância Sanitária Municipal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social fica na rua Mariana Vilela, 280 - centro. Fone 3642 1563. Está é uma das ações do Programa Município VerdeAzul que garante mais qualidade ambiental e saúde.












Ata de Reuniao - CMDCA

Ata do dia das eleições para Suplente do Conselho Tutelar, conforme Edital 001/2022

Arquivo Relacionado

Ata da Terceira Reuniao Extraordinaria - CMDCA

Ata da Terceira Reuniao Extraordinaria - CMDCA

Arquivo Relacionado

Resolução 002 CMAS de 13 / 07 / 2022

Dispor sobre Aprovação de Emenda Parlamentar do Governo Federal, liberada através do Sistema de Gestão de Transferência Voluntária - SIGTV

Arquivo Relacionado

Ata Segunda Reunião Extraordinária CMDCA

Ata Segunda Reunião Extraordinária CMDCA

Arquivo Relacionado

Ata Terceira Reunião Ordinária CMDCA

Ata Terceira Reunião Ordinária CMDCA de Águas da Prata

Arquivo Relacionado

Ata Primeira Reunião Extraordinária CMDCA

Ata Primeira Reunião Extraordinária CMDCA

Arquivo Relacionado

Edital de Convocação Audiência Pública - Plano Diretor de Turismo

Convocação Audiência Pública - Plano Diretor de Turismo Dia 28 de Abril - Das 19h30 às 21H30 Nosso Clube de Águas da Prata

Arquivo Relacionado

Edital de Chamamento Público Nº 001 / 2022 - SEMTUC

Edital de Chamamento Público - \"ONDE IR NA PRATA?\"

Arquivo Relacionado

ELEIÇÕES AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E CONSELHO FISCAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, EFETIVOS E ESTÁVEIS, ATIVOS E INATIVOS DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS DA PRATA, A COMPARECER NO DIA 07 DE MAIO DE 2018, ENTRE AS 14H E 16H PARA PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES E ELEGER SEUS REPRESENTANTES ENTRE OS SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS.

 

ARQUIVOS RELACIONADOS
24/04/2018 - Edital