FONTE VILELA PASSA POR MAIS UM TRABALHO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO

13/06/2017
Esta sexta feira, 09, foi dia de limpeza e desinfecção de nascentes de água. Acompanhado pelo Homero - funcionário do proprietário da mina, o técnico José Humberto Araújo Mançanares esteve na Fonte Vilela (Nascente que abastece o Buvete do Bosque) logo pela manhã.

EMPENHO
Acompanhamos parte do trabalho. “É um serviço delicado e que tem que ser feito periodicamente. As fontes são antigas, mas muito bem preservadas”, disse Humberto. O local é um dos pontos que devem ser revitalizados pelo projeto de revitalização das fontes que acaba de ser encampado pela prefeitura de Águas da Prata. “O trabalho que o Humberto desenvolve é muito importante e precisa ser valorizado. É graças ao empenho de pessoas como ele que nós temos a tranquilidade quanto à qualidade da água das nossas fontes, como mostram as análises das amostras coletadas periodicamente nas nascentes”, disse o prefeito Carlos Henrique.

ALGAS
Humberto explicou ainda que a limpeza é fundamental não só para manter a higienização, mas para evitar o entupimento dos canos. “Tem uma espécie de alga que brota nas nascentes naturalmente. Elas não causam contaminação porque são naturais como a própria água, mas precisam ser retiradas porque entopem os canos por onde a água passa”.

DESINFECÇÃO
A manutenção é delicada e o local de difícil acesso. Logo que a limpeza é terminada, o entorno da nascente é esterilizado. “Vou desinfetando as paredes de pedra por onde eu passei de dentro para fora. Assim não fica resíduo nenhum”. Enquanto é feita a manutenção, o abastecimento da Buvete fica interrompido.

LACRADA
Depois do trabalho feito, a fonte é devidamente lacrada para evitar a invasão pelos animais da reserva florestal. Toda a água utilizada no processo de limpeza e desinfecção é descartada lá mesmo, no entono da fonte. “Só depois de um tempo de feito o trabalho é que a gente libera a água para o consumo novamente”, completou Humberto.

IMAGENS
Aproveitamos a vista do local para registrarmos umas imagens de Águas da Prata (e até de São João da Boa Vista ao fundo). A trilha que dá acesso à Fonte Vilela começa no próprio bosque. É uma caminhada íngreme e que deve ser feita, de preferência, na companhia de guia especializado, mas a visão que se tem de diversos pontos compensa o esforço.

Nascente é muito bem protegida e passa por manutenção periodica
Local fica encravado na serra, bem no Bosque
A vista de lá é deslumbrante...

Ata Reunião Extraordinária COMTUR 20. 10. 2022