Notícias

FONTE VILELA PASSA POR MAIS UM TRABALHO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO


13/06/2017
Esta sexta feira, 09, foi dia de limpeza e desinfecção de nascentes de água. Acompanhado pelo Homero - funcionário do proprietário da mina, o técnico José Humberto Araújo Mançanares esteve na Fonte Vilela (Nascente que abastece o Buvete do Bosque) logo pela manhã.

EMPENHO
Acompanhamos parte do trabalho. “É um serviço delicado e que tem que ser feito periodicamente. As fontes são antigas, mas muito bem preservadas”, disse Humberto. O local é um dos pontos que devem ser revitalizados pelo projeto de revitalização das fontes que acaba de ser encampado pela prefeitura de Águas da Prata. “O trabalho que o Humberto desenvolve é muito importante e precisa ser valorizado. É graças ao empenho de pessoas como ele que nós temos a tranquilidade quanto à qualidade da água das nossas fontes, como mostram as análises das amostras coletadas periodicamente nas nascentes”, disse o prefeito Carlos Henrique.

ALGAS
Humberto explicou ainda que a limpeza é fundamental não só para manter a higienização, mas para evitar o entupimento dos canos. “Tem uma espécie de alga que brota nas nascentes naturalmente. Elas não causam contaminação porque são naturais como a própria água, mas precisam ser retiradas porque entopem os canos por onde a água passa”.

DESINFECÇÃO
A manutenção é delicada e o local de difícil acesso. Logo que a limpeza é terminada, o entorno da nascente é esterilizado. “Vou desinfetando as paredes de pedra por onde eu passei de dentro para fora. Assim não fica resíduo nenhum”. Enquanto é feita a manutenção, o abastecimento da Buvete fica interrompido.

LACRADA
Depois do trabalho feito, a fonte é devidamente lacrada para evitar a invasão pelos animais da reserva florestal. Toda a água utilizada no processo de limpeza e desinfecção é descartada lá mesmo, no entono da fonte. “Só depois de um tempo de feito o trabalho é que a gente libera a água para o consumo novamente”, completou Humberto.

IMAGENS
Aproveitamos a vista do local para registrarmos umas imagens de Águas da Prata (e até de São João da Boa Vista ao fundo). A trilha que dá acesso à Fonte Vilela começa no próprio bosque. É uma caminhada íngreme e que deve ser feita, de preferência, na companhia de guia especializado, mas a visão que se tem de diversos pontos compensa o esforço.

Nascente é muito bem protegida e passa por manutenção periodica
Local fica encravado na serra, bem no Bosque
A vista de lá é deslumbrante...











Ata Reunião Extraordinária COMTUR 20. 10. 2022

Ata Reunião Extraordinária COMTUR 20.10.2022

Arquivo Relacionado

Ata da Nona Reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Águas da Prata

Ata da Nona Reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Águas da Prata

Arquivo Relacionado

Ata de Reuniao - CMDCA

Ata do dia das eleições para Suplente do Conselho Tutelar, conforme Edital 001/2022

Arquivo Relacionado

Ata da Terceira Reuniao Extraordinaria - CMDCA

Ata da Terceira Reuniao Extraordinaria - CMDCA

Arquivo Relacionado

Resolução 002 CMAS de 13 / 07 / 2022

Dispor sobre Aprovação de Emenda Parlamentar do Governo Federal, liberada através do Sistema de Gestão de Transferência Voluntária - SIGTV

Arquivo Relacionado

Ata Segunda Reunião Extraordinária CMDCA

Ata Segunda Reunião Extraordinária CMDCA

Arquivo Relacionado

Ata Terceira Reunião Ordinária CMDCA

Ata Terceira Reunião Ordinária CMDCA de Águas da Prata

Arquivo Relacionado

Ata Primeira Reunião Extraordinária CMDCA

Ata Primeira Reunião Extraordinária CMDCA

Arquivo Relacionado

ELEIÇÕES AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E CONSELHO FISCAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, EFETIVOS E ESTÁVEIS, ATIVOS E INATIVOS DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS DA PRATA, A COMPARECER NO DIA 07 DE MAIO DE 2018, ENTRE AS 14H E 16H PARA PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES E ELEGER SEUS REPRESENTANTES ENTRE OS SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS.

 

ARQUIVOS RELACIONADOS
24/04/2018 - Edital