PROJETO CAPACITAÇÃO - CURSO GUIA LOCAL E MONITOR DE TURISMO DE AVENTURA EM ATIVIDADES DE CAMINHADA EM ÁGUAS DA PRATA.

01/06/2021

Objetivo
O curso de Guia Local e Monitor de Turismo de Aventura capacitarão pessoas a acompanhar e guiar turistas em caminhadas, sozinhos ou em grupos, em atividades de Turismo de Aventura em meio natural ou artificial (Trekking, Caminhada e tour histórico e cultural) e sairá certificado de guia em prática de caminhada de curta e longa duração.
Também capacitará o aluno a prestar um serviço de qualidade, gerenciando os riscos envolvidos e buscando a segurança, assim como ter os cuidados necessários com o meio ambiente e as comunidades envolvidas nas atividades.

Público-alvo
Moradores de Águas da Prata, faixa etária de 18 a 45 anos, com ensino fundamental completo comprovado, em boas condições de saúde.
Número de Vagas
Serão disponibilizadas 10 (dez) vagas
Inscrições
As inscrições serão gratuitas e estarão disponíveis através do link s://forms.gle/JcwdATm7Dtosf6NH8 que será divulgado oficialmente no Site da Prefeitura Municipal, Página do Facebook da Prefeitura e Página do Facebook da Secretaria de Turismo e Cultura.
As inscrições se iniciarão dia 01/06/2021 e o formulário será fechado em 07 de junho de 2021.
Seleção
No período de 08 a 14 de junho a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura entrará em contato com os candidatos que preencheram o formulário para agendamento de entrega dos documentos solicitados e retirada de autorização para avaliação médica.
Avaliação Médica
Avaliação Física tem o objetivo de entender e identificar o nível de condicionamento físico, avaliar fatores de risco e disfunções nos padrões básicos de movimento com o objetivo de coletar o máximo de informações necessárias através de Anamnese (entrevista) realizado pelo médico responsável da Unidade Básica de Saúde Leopoldo Araújo pelo Clínico Geral.
O horário será agendado na entrega dos documentos na Secretaria de Turismo e Cultura.
Prova
No dia 18 de Junho de 2021 será aplicado na Secretaria, com horário agendado na fase de seleção, prova de conhecimento sobre o Turismo e Cultura do Município de Águas da Prata.
A prova apresentará 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 dissertativas com temas relacionados a Cultura e ao Turismo de Águas da Prata. As perguntas dissertativas terão pontuação de no máximo 2 pontos e serão avaliados Concordância, Ortografia e conhecimento sobre as questões levantadas. As perguntas objetivas terão valor de 0,75 pt para cada resposta correta.
A correção da prova ficará sobre responsabilidade da Secretaria de Educação de Águas da Prata.
Aprovados
Serão selecionados para o Curso, os candidatos que cumprirem integralmente a Fase de Inscrição e Seleção, apresentarem a avaliação médica e conseguirem as maiores notas na terceira fase.
Metodologia do curso
O curso será ministrado em 2 módulos
· Módulo 1: Conteúdo teórico-prático
· Modulo 2: Vivências Práticas Monitoradas

Módulo 1 Temas
· História Local e Regional
· Meio Ambiente – Local e Regional
· Gestão de Segurança e Primeiros-socorros
· Atendimento ao Turista
· Protocolos Covid-19
Carga Horária Teórica: 12 horas
Carga Horária Treinamentos PS: 4 horas
Carga Horária Prática: 8 horas
Carga Horária Total Módulo 1: 24 horas
Módulo 2 Temas
· Meio Ambiente – Boas práticas e preservação
· Gestão de Segurança
· Primeiros-socorros (evitar riscos)
· Atendimento ao Turista
· Protocolos Covid-19
– Conscientização dos turistas e parceiros
Carga Horária atividade 1: 8 horas
Carga Horária atividade 2: 8 horas
Carga Horária atividade 3: 8 horas
Carga Horária Total Módulo 2: 24 horas
Carga Horária Total: 48 horas

Capacidade: 10 alunos.
Data de inicio do Curso 24 de Junho.
Aulas teóricas (Módulo 1): 24 e 25 de Junho. Horários: 9:00h ao 12h das 14h a 17h.
Local: Agencia Receptiva Prata Expedições
Atividades Práticas aos finais de semana (6 atividades - Módulos 1 e 2): 26 e 27 Junho. 03,04,10 e 11 de Julho.
Local: Agencia Receptiva Prata Expedições.

Facilitador: Rafael Eduardo Gomes: Guia Internacional ICAN GUEDE FRANÇA
CONDUTOR LIDER DE TURISMO DE AVENTURA E GUIA LOCAL.
Diretor Fundador da Agencia Receptiva e Operadora Prata Expedições.