SEGURANÇA NAS ESCOLAS - REUNIÃO

20/04/2023
Nos dias 11, 12, 13 e início desta semana, 17 e 18 de abril, a Prefeita Regina e a Secretária Municipal de Educação Laurieti Hernandez Costa, se reuniram com demais autoridades (Poder Legislativo, Segurança Pública, Conselho Tutelar) e promoveram reuniões com pais e responsáveis, acerca das ações emergenciais nas escolas e creches, em razão constante preocupação com o cenário de violência envolvendo as escolas públicas e particulares em todo o Brasil.

Este encontro, teve como objetivo o diálogo, apresentando todos os agentes envolvidos na Rede de Proteção e os responsáveis, que estavam preocupados com a segurança das escolas, tiveram ciência e receberam orientações sobre as ações imediatas que foram tomadas. Também foi um momento de troca, em que a comunidade pôde trazer suas sugestões e suas preocupações e assim firmar uma parceria efetiva junto a esta Rede de Proteção.
De imediato, foram contratados seguranças para todas as escolas atendidas no município, e o reforço de mais uma viatura para realizar a ronda escolar.

A Prefeita sugeriu a instalação de detectores de metal nos portões de entrada, que será instalado mediante autorização dos pais e responsáveis.
A orientação geral foi que cada família, vistorie as mochilas dos filhos, bem como, seus acessos a celulares, computadores ou outras mídias, também para que monitorem essas informações. Que aconteçam diálogos em casa, para reforçar a necessidade de virem para a escola, para tranquilizar os alunos. Este ambiente de insegurança e medo não podem ser reforçados.
As escolas devem manter seu papel como agentes de aprendizagem e socialização dos educandos, todos devemos estar engajados no combate a este delicado período em que as escolas passam.

Estamos trabalhando com a prevenção, colocando em prática todas as ações possíveis durante todo o período de aula para dar maior segurança aos alunos, professores e demais colaboradores das escolas.
Este trabalho deve ser fortalecido diariamente com o apoio e comprometimento de todos os envolvidos; poder Executivo, Poder Legislativo, Segurança Pública, Secretaria de Educação, Comunidade.