BANCO DE SANGUE MUDA DIA DA DOAÇÃO DO “PRATA VERMELHA” PARA TERÇA

20/06/2018
Em função do Jogo do Brasil pela Copa do Mundo, prefeitura de Águas da Prata e Banco de Sangue da Santa Casa de São João da Boa Vista decidiram transferir para terça feira, dia 26 de junho a doação de mais um grupo de voluntários pratenses.

No último dia 15, funcionários, diretores, prefeito e vice prefeito da cidade formaram o primeiro grupo de doadores da campanha Prata Vermelha que está alinhada com a Campanha Nacional Junho Vermelho para arrecadação de sangue.

TRANSPORTE
Na terça, dia 26, haverá transporte gratuito para os pratenses que quiserem fazer a doação na Santa Casa de São João da Boa vista, que é a cidade vizinha mais próxima onde o Hospital Regional atende pacientes de diversas cidades, inclusive de Águas da Prata. “A ideia é conscientizar não só pratenses, mas todas as pessoas sobre a importância de se doar sangue. Muitas vezes a gente só se dá conta disso quando precisa ou tem algum parente internado e precisando”, completou o prefeito Carlos Henrique”. A fachada do prédio da prefeitura recebeu iluminação especial em vermelho com o objetivo de chamar a atenção para o tema.

BOA HORA
A campanha da prefeitura pratense agradou em cheio a direção do Banco de Sangue da Santa Casa Dona Carolina Malheiros. “Foi em muito boa hora. A inciativa é perfeita. Nessa época de férias e de tempo mais frio, o estoque cai muito e pouca gente vem doar. Foi muito bacana essa iniciativa da prefeitura de Águas da Prata. Vocês estão de parabéns”, disse Ana Luíza da Costa Freire, supervisora da agência transfusional.

MITOS E FATOS
A supervisora aproveitou para explicar que a doação de sangue é cercada de mitos o que acaba impedindo muitas pessoas de se tornarem doadoras. “Muita gente acha que vai doer demais e que se doar uma vez tem que doar sempre, e que tem algum tipo de risco. Não tem nada disso. O fato é que a doação é supertranquila, não dói, é rápida e segura. Todos os materiais são 100% descartáveis. Além disso tem os benefícios que a legislação oferece a quem doa sangue como um dia de folga, por exemplo, mas o essencial mesmo é a gente pensar no próximo que precisa de uma bolsa de sangue, muitas vezes, para continuar vivo”.

PRÓXIMO GRUPO SAI DIA 26/06
Quem se interessar pela causa e quiser participar da campanha como doador deve entrar em contato com a prefeitura de Águas da Prata pelo 3642 1021 e falar com Luciana ( do gabinete ) ou Renan. O Próximo grupo com doadores deve sair na TERÇAFEIRA, dia 26 de junho, também da prefeitura. O micro ônibus sairá de frente ao prédio do Paço Municipal as 08h00.

QUEM PODE DOAR
Existem alguns requisitos básicos para que seja possível efetuar uma doação de sangue, são eles:
• Estar em boas condições gerais de saúde;
• Estar descansado;
• Ter entre 16* e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade;
• Pesar mais de 50kg;
• Estar alimentado. É importante ter feito uma alimentação saudável antes da doação, por isso evite alimentos gordurosos e, após o almoço, aguarde 2 horas para doar;
• Portar documento oficial com foto;
• Respeitar o intervalo mínimo entre as doações;
• Manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
• Mulheres podem doar a cada 3 meses e 3 vezes ao ano.
• Homens podem doar a cada 02 meses e 4 vezes ao ano.

BANCO DE SANGUE
De acordo com a direção do Banco de Sangue BioClínica, que presta o serviço para a Santa Casa Dona Carolina Malheiros, o estoque está deficitário e precisa urgentemente de mais doadores. O Banco de Sangue abastece São João da Boa Vista e algumas cidades da Região. A chegada do inverno e das férias escolares, faz o número de doações cair até 40%. A direção do laboratório disse ainda que para manter um estoque de hemocomponentes ideal seriam necessárias cerca de 30 a 40 doações por dia.

“Essa iniciativa que a Prefeitura de Águas da Prata é muito valiosa para a conscientização da população sobre a importância de ser um doador de sangue. Esperamos que toda população pratense se mobilize e abrace essa causa de solidariedade e amor ao próximo, disse Aline Provenzano, do setor de marketing da BioClínica”.

“Ó NEGATIVO”
O tipo sanguíneo que mais precisa de atenção nessa época do ano é O- ( Ó negativo ). Apenas 9% da população tem esse tipo, mas vale ressaltar que todos os tipos sanguíneos são importantes, pois a quantidade de cirurgias chega a ser é duas vezes maior do que o número de doadores de sangue. A doação de sangue não traz nenhum risco para quem está doando, todo material é individual e descartado, por outro lado, cada doação pode salvar três vidas.

50 MINUTOS
O processo de uma Doação de Sangue tem duração de 50 minutos, desde o cadastro até a coleta onde é finalizada a doação. Pra ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde e trazer documento original com foto. A doação não oferece nenhum risco ao doador, já que todo o material utilizado é descartado.

Abaixo, mais algumas informações sobre o funcionamento do serviço:

Endereço: Rua Carolina Malheiros, 92, Vila Conrado - São João Da Boa Vista/SP.
Site: www.grupobioclinica.com.br

Atenção - entrada para doação:
Avenida João Osório, 701 (ao lado do laboratório da Santa Casa)

Horários de doação:
Segunda a sexta das 07h às 15h
Sábados das 07h às 11h30

Contatos:
(19) 3633-7036 i whatsapp (19) 99911-6888

RESULTADO FINAL E CHAMAMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO EDITAIS DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002 / 2023, Nº 003 / 2023 E Nº 004 / 2023

RESULTADO FINAL E CHAMAMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO EDITAIS DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2023, Nº 003/2023 E Nº 004/2023