PREFEITURA CONVIDA PARA A INAUGURAÇÃO DA ‘NOVA’ FONTE VILELA

12/07/2018
A prefeitura de Águas da Prata convida a todos para a inauguração da reforma da Fonte Vilela (que fica no Bosque). O evento vai ser neste sábado, dia 14, as 15h00.

Mais visitada entre as Fontes de Água da cidade, a Vilela também foi revitalizada pelo projeto Conjunto das Águas - Revitalização das Fontes Hidrominerais do Município de Águas da Prata, realizado com recursos da Fundação Banco do Brasil disponibilizados para a Associação dos Amigos do Caminho da Fé, responsável pelo trabalho. Dentre as melhorias na Fonte Vilela está a reforma completa da Buvete (local de coleta de água) e a implantação da tubulação de água toda em aço inox.

MELHORIAS NO LOCAL
O entorno da fonte continua em obras. Funcionários da prefeitura trabalham para que o local ofereça ainda mais conforto aos pratenses e visitantes. A prefeitura abraçou o projeto e está dando todo o apoio para a realização das obras. A limpeza e manutenção das fontes que ainda não estão em reforma segue normalmente. “Precisamos manter as fontes limpas e bem apresentáveis, mas certamente depois da revitalização elas vão ficar bem melhores”, disse o prefeito.

FONTE DO PADRE
No início deste ano, dia 16 de fevereiro, foi entregue a reforma da Fonte do Padre. Na verdade, são dois pontos de coleta margeando a rodovia SP-342, que liga Poços de Caldas a Águas da Prata, a poucos metros do Bosque.

RECUPERAÇÃO DAS FONTES
O Projeto surgiu da identificação da necessidade de recuperar as Fontes Hidrominerais do Município de Águas da Prata. Após a percepção dos problemas o grupo, formado por representantes da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil e que formaram a Comissão Gestora do Projeto, iniciou - se os processos de discussões que identificam oportunidades não só de recuperação das fontes, mas a de resgatar a identidade local no tema da Crenologia (estudo das propriedades medicinais das substâncias encontradas na análise físico-química das águas minerais).

SEIS PROJETOS
O objetivo do trabalho é bem amplo e pretende melhorar as condições de coleta de água, como por exemplo o revestimento das caixas e a substituição das tubulações atuais por tubos de aço inox, oferecendo assim mais segurança e conforto às pessoas. O recurso para a revitalização das fontes veio da Fundação Banco do Brasil. O trabalho todo contempla seis projetos que visam o desenvolvimento local e regional focado na preservação, conservação e utilização dos recursos hídricos enquanto um elemento que gera a vida. As fontes hidrominerais selecionadas para receber obras civil e arquitetônica no Projeto, conforme as avaliações prévias são:

1- Fonte Vilela
2- Fonte do Padre
3- Fonte Vitória/Boi

OUTRAS FONTES
Além das três fontes que receberão obras civis e arquitetônica, a Fonte da Juventude também será contemplada nas análises e estudos que serão feitos a fim de validar sua importância e determinar métodos de utilização da mesma. O município possui muitas outras fontes com valor crenoterápico (utilização medicinal de águas minerais como terapia) que poderão ser contempladas futuramente. Neste momento, esta seleção foi feita devido a sua localização, proximidade, valor de visitação, valor crenoterápico, fluxo de consumo, grau de inadequação e comprometimento da Fonte e entorno.