ÁGUAS DA PRATA RECEBE É PRÉ CERTIFICADA NO MUNICÍPIO VERDE AZUL

12/07/2019
Nesta quinta, 11, Águas da Prata recebeu da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente o certificado de qualificação do Município “VerdeAzul”. Essa pré-certificação abre caminho para a certificação definitiva que deve ocorrer no fim do ano.

11º LUGAR
O município está entre os 11 municípios melhores colocados no estado na classificação do Programa. No total, 69 municípios paulistas foram classificados por obterem mais de 80 pontos. Águas da Prata ficou em 11º lugar no ranking com 90.94 pontos, à frente de municípios como Santos (38º lugar), Campos do Jordão (195º), Águas de Lindoia (277º), Águas de São Pedro (474º) e São Lourenço (495º).

“Estamos no caminho. A certificação definitiva agora é uma questão de tempo. Esse é um belo presente para Águas da Prata. O povo pratense merece mais essa conquista”, disse o prefeito Carlos Henrique Fortes Dezena.

AGRADECIMENTO
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Santos, também esteve na solenidade. “Uma andorinha voando sozinha não faz verão. Essa pré-certificação é mais uma conquista de todos nós. Agradeço a todos os integrantes da administração e em especial ao refeito pelo apoio, sempre. Muito bom integrar esse time e assim ter a oportunidade de fazer algo por nossa querida Águas da Prata. Rumo a certificação em dezembro no Palácio dos Bandeirantes!”, disse Santos.

O PROGRAMA
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental - IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.