AMIGO DA PESSOA IDOSA: PREFEITO ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA

28/11/2019
O prefeito Carlos Henrique Dezena, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de Águas da Prata, aderiu ao programa Vida Saudável do Ministério da Cidadania do Governo Federal na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O foco é a melhoria na qualidade de vida de pessoas da terceira idade. De acordo com a Secretária Municipal de Assistência e Promoção e Assistência Social, Fernanda Zanella de Paula, assim que o governo confirmar a adesão de Águas da Prata, o programa vai estar disponível para os pratenses, o que deve acontecer em breve.

O PROGRAMA
É uma parceria entre duas ações do Ministério da Cidadania destinadas às pessoas idosas: a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), ligada à Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, e o Programa Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte. Com esta união, os municípios que já fazem parte da iniciativa da pasta de Desenvolvimento Social poderão receber kits para promover a prática de exercícios físicos e de lazer para os idosos, aumentando a qualidade de vida, ampliando o processo de socialização e auxiliando na recuperação da saúde. Para receber os equipamentos, é necessária a adesão à Estratégia.

Com isso, o Programa Vida Saudável deve se expandir e atender mais de 460 municípios que fazem parte da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Os equipamentos serão repassados aos municípios por meio de doação direta. Além disso, o programa ofertará capacitação aos profissionais que acompanharão as atividades voltadas para os idosos.