CRIADO O COMITÊ DE CRISE PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

17/03/2020
A prefeitura de Águas da Prata formou um Comitê de enfrentamento à emergência de saúde por que passa, não só a cidade, mas todo o mundo, frente ao avanço da pandemia do Coronavírus. O comitê é formado por secretários municipais e cidadãos que atuam nas áreas correlatas de saúde.

O Decreto 2.835, de 16 de março de 2020, assinado pelo prefeito Carlos Henrique Fortes Dezena, estabelece diretrizes de enfrentamento ao avanço da disseminação do Coronavírus.

As principais determinações do executivo são:

• Suspensão por tempo indeterminado todos os eventos públicos ou privados e independente do número estimado de público.
• Suspensão da expedição de alvarás para eventos em Águas da Prata. Eventuais alvarás que já estejam assinados estão revogados.
• As aulas nas escolas municipais serão suspensas definitivamente a partir da próxima segunda, 23. A Secretaria Municipal de Educação deve anunciar, em breve, um sistema de compensação de presenças e conteúdo para que os alunos não sejam prejudicados.
• Férias e Licenças Prêmio de servidores públicos Municipais da saúde estão suspensas até dia 15/05/2020.
• Servidores com mais de 60 anos começam a prestar seus serviços no sistema d Home Office, ou seja, vão trabalhar em suas casas.
• Estão fechados para o acesso público, a partir deste dia 16/03/2020, a Biblioteca Municipal e a Praça de Esportes.
• Bares, Restaurantes e Lanchonetes da cidade devem organizar suas mesas considerando uma distância mínima de dois metros umas das outras.

Essas são as principais medidas tomadas pela administração municipal de Águas da Prata em comum acordo com integrantes do Comitê de Crise do Coronavírus.
Caso surjam novas orientações em nível estadual ou federal, essas medidas poderão ser acrescidas de novos itens ou adequadas.

É imprescindível a higienização constante das mãos com água e sabão. Álcool 70% etílico também pode ser usado como alternativa. Idosos, que são considerados o grupo de risco, merecem atenção especial.

O contato físico como abraços, apertos de mãos e beijos deve ser evitas ao máximo, considerando a fácil contaminação pelas vias aéreas.
Recomenda-se que as pessoas fiquem em casa o máximo de tempo possível. A circulação facilita o contágio.

A prefeitura de Águas da Prata agradece a compreensão e conta com a colaboração de todos neste momento crítico em que medidas urgentes e inéditas devem ser consideradas para o enfrentamento desta pandemia mundial.