SEMANA DO MEIO AMBIENTE É COMEMORADA COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

06/06/2020
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de Águas da Prata, realizou várias atividades.

Quarta-feira, dia 03, foi o plantio de 40 mudas de árvores nativas em uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada no final da Rua Boanerges Ferreira. As mudas são resultado das compensações ambientais que cada munícipe tem que fazer quando deseja suprimir uma árvore, sendo 10 árvores de compensação para cada uma suprimida.

Sexta, dia 05, além de ser comemorado o Dia do Meio Ambiente, é também o aniversário de dois anos de criação do Parque Estadual de Águas da Prata.

TELEATIVIDADE
De forma virtual, algumas atividades foram programadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Fundação Florestal e Grupo de Escoteiro Rainha das Águas com vários participantes. A cada dia, foi abordada vertente ambiental diferente. A variedade dos temas contibuiu com ideias e discussões sobre a melhoria da preservação do meio ambiente.

O primeiro tema abordado foi o Parque Estadual Águas da Prata com a leitura e produção de um conteúdo sobre o assunto.

No segundo dia foi abordada a fauna. O desafio aos participantes era fotografarem as aves no do Parque.

No terceiro dia foi apresentada a flora e o desafio foi de fotografar e pesquisar sobre as árvores e plantas existentes nas proximidades das residências dos póprios participantes.

ÁGUA EM FOCO
O desafio 4 tratou da água. Os escoteiros deveriam refletir sobre o consumo consciente e apresentar quais os usos comuns da água no seu dia a dia.

Já na sexta feira, 05, o encerramento da semana teve um bate papo online com todos os participantes realizando troca de experiências e apresentando sugestões que abordarem a importância do meio ambiente.

RECONHECIMENTO
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Santos, lembra que muita coisa positiva vem acontecendo na área ambiental da cidade, como a inédita certificação no PMVA, as premiações (Caminhão coletor de Lixo e Caminhão coleta seletiva) projetos aprovados no Fehidro, lançamento do programa de recuperação de nascente e pagamentos por serviços ambientais (PSA) com o nome de Conservador Rainha das Águas, tendo como parceiro o ONG The Nature Conservancy (TNC), criação dos eco pontos em parceria com a empresa Águas Prata e outras mais.

“Estamos empenhados em fazer o melhor por essa maravilha que Deus nos deu que é essa riqueza natural. No que depender da gente e do povo de Águas da Prata, esse tesouro está bem guardado e vai ser cada vez melhor cuidado, podem acreditar”, disse Marcos.