ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DO PROERD DA POLICIA MILITAR

05/08/2019
Alunos do 5º ano da rede municipal de Águas da Prata começaram a participar nesta segunda, 05, do PROERD - edição 2019.

PROERD
Criado pela Policia Militar do estado de São Paulo na década de 1990, o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência o objetivo de prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

CONTEÚDO
São 10 lições, de 50 minutos, a serem ministradas pelo Policial Militar PROERD fardado, nas escolas Felippe Urtado, José Marcello e Áurea Soares. Cada aula é ministrada uma vez por semana durante o terceiro trimestre letivo. O programa incentiva o desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando ao aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

AÇÕES
O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.
Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

MATERIAL
O material utilizado pelo policial Proerd na aplicação das aulas são fornecidos pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH), e consistem em livros do estudante e álbum seriado que conduzem o aluno de forma positiva e com a clareza necessária.

Ha materiais específicos para cada faixa etária, assim como para os pais e instrutores, visando uma abordagem atualizada sobre o problema das drogas e da violência.

São 10 lições, de 45 (quarenta e cinco) a 60 (sessenta) minutos, a serem ministradas, obrigatoriamente, pelo Policial Militar fardado, nas Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, sendo cada aula aplicada 01 (uma) vez por semana, durante o trimestre letivo.
Propícia um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

Mais informações sobre o PROERD podem ser obtidas em
://www4.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/dpcdh/index./proerd-2/