PROERD FORMA 80 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ÁGUAS DA PRATA

19/11/2019
Aconteceu na tarde do último dia 14, na sede do Nosso Clube, em Águas da Prata, a formatura de 80 alunos do 5º ano da rede municipal de Águas da Prata das EMEBs Felipe Urtado, José Marcello e Áurea Soares. “Temos muito a agradecer ao PROERD por essa colaboração tão importante no complemento curricular desses alunos. São ensinamentos que eles certamente vão levar para a vida toda e ainda vão repassar a seus familiares e amigos. O combate às drogas não pode parar. A prevenção está na linha de frente e é por isso que respeito tanto esse programa”, disse o prefeito Carlos Henrique Dezena.

PROERD
Criado pela Policia Militar do estado de São Paulo na década de 1990, o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência o objetivo de prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

CONTEÚDO
As 10 lições, de 50 minutos, foram ministradas por Policial Militar PROERD fardado, nas escolas Felippe Urtado, José Marcello e Áurea Soares. Cada aula foi ministrada uma vez por semana durante o terceiro trimestre letivo. O programa incentiva o desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando ao aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

AÇÕES
O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.
Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

MATERIAL
O material utilizado pelo policial Proerd na aplicação das aulas são fornecidos pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH), e consistem em livros do estudante e álbum seriado que conduzem o aluno de forma positiva e com a clareza necessária.

O Programa propícia um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

Mais informações sobre o PROERD podem ser obtidas em
://www4.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/dpcdh/index./proerd-2/